terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dieta Mediterrânea

Dieta mediterrânea é alimento para o cérebro

Foco em vegetais, peixes e azeite

A dieta mediterrânea - focada em vegetais, peixes e azeite, com quantidades moderadas de vinho - pode estar ligada a uma desaceleração nas taxas de declínio mental em idosos.

Alguns estudos anteriores sugeriram que a dieta tinha efeitos benéficos para o cérebro, mas as evidências não eram sólidas. Um novo relato analisou dados de um estudo contínuo iniciado em 1993, realizado com 3.790 moradores de Chicago, com 65 anos ou mais. Os pesquisadores testaram a acuidade mental dos participantes em intervalos de três anos, e acompanharam seu grau de adesão à dieta mediterrânea numa escala de 55 pontos.

O alto grau de adesão à dieta estava associado a taxas mais lentas de declínio cognitivo, mesmo depois de controlar para tabaco, escolaridade, obesidade, hipertensão e outros fatores.

A principal autora, Christine Tangney, professora-associada de nutrição da Faculdade de Medicina Rush, em Chicago, afirmou que respeitar a dieta fazia uma grande diferença. Aqueles na terça parte superior em adesão, disse ela numa entrevista por telefone, eram cognitivamente dois anos mais jovens do que os participantes na terça parte inferior.

O estudo, publicado em "The American Journal of Clinical Nutrition", demonstra pontos fortes no projeto de prospecção, na grande amostragem e no uso de um questionário validado para dietas. Mas os autores reconheceram que não havia como considerar todas as variáveis possíveis, e avisaram que se tratava de um estudo observacional que não tira conclusões de causa e efeito.

Autor: Gabriela D'Ávila
Fonte: UOL - Ciência e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário