quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ACELERADORES E DESACELERADORES DO ORGANISMO

As reações químicas que ocorrem no metabolismo vão determinar saúde ou doença. Não é só questão de engordar ou emagrEcer. Existem vários fatores e vários alimentos que aceleram ou desaceleram o metabolismo.



O comportamento alimentar (o que vc come - tipo e quantidade),


mudanças no meio ambiente (poluição tinta no cabelo, água que bebemos),

níveis de estresse (ficar horas trabalhando e dormir tarde,



ficar muito tempo sem comer,


ansiedade, medo,estresse do trabalho),



e a atividade física (a falta ou o excesso de exercício,

mas na maioria dos casos, a falta de exercício prejudica o metabolimo),
influenciam o modo como processamos os alimentos, queima calorias e regula o peso.





Alimentos e fatores que desaceleram o metabolismo:


• gordura animal (pele de frango, gordura de carne vermelha, gordura de porco)

• gordura refinada (óleo de soja)



• carboidrato refinado (pão branco, bolo com farinha branca, bolacha recheada, etc)

• pular refeições - ficar horas sem comer

• não fazer atividade física




• alimentos industrializados - tudo que tem conservante, aditivo químico e corantes, liberam toxinas no sangue, que por sua vez estressa o organismo, liberando cortisol, aumentando a gordura corporal, dificultando a perda de peso.


• água contaminada - nossa água não é tão confiável assim. Pesquisas mostram que está cheia de contaminantes pesados, hormônios e toxinas. Isso tudo é informação para o metabolismo desacelerar.



Alimentos e fatores que aceleram o metabolismo:





• gordura de óleos vegetais não refinados (azeite extra virgem, óleo de linhaça, óleo de castanha do pará, amêndoa doce, abóbora)



• óleo de coco - contém omegas que ajudam a queimar gordura.
O ideal é usá-lo por no máximo 3 meses e tem que avaliar como está o fígado, pois pode aumentar a gordura no fígado. Mas no geral, pode-se usar sem problemas.
Use 1 colh de sopa 30 min antes do exercício e 1 colh de sopa 30 min depois.
Quando não fizer exercício, tome 1 colh de sopa antes do almoço e 1 colh antes do jantar.
O óleo de coco além de ajudar na queima de gordura, ele promove saciedade.



• sementes e oleaginosas - semente de abóbora., girassol, gergelim, castanhas, amêndoas e nozes contêm vários nutrientes como cálcio, magnésio, zinco e cromo que tem a capacidade de acelerar o metabolismo.


• água gelada ou chá gelado

• chá verde ou chá branco.

• pimenta - tem capsaicína que aceleram o metabolismo. Você já encontra no mercado cápsulas que contém capsaicína.



• Proteínas (mas sem excessos)

• Carboidratos complexos - frutas com casca, arroz integral, produtos integrais, quinua

• Omega 3 presente nos peixes (de preferência pequenos como sardinha) e semente de linhaça.

Essas são apenas dicas e não existe milagre! Se vc não mudar sua alimentação e não fizer exercício não tem jeito.

O VERDADEIRO MILAGRE VEM DE VC NA ESCOLHA DE CADA ALIMENTO! UM ABRAÇO A TODOS!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

NUTRICIONISTA - Jornal Içarense

VARIEDADES - Nutricionista quer promover alimentação saudável em Içara

O cuidado com a saúde e o interesse pelos efeitos da alimentação no organismo humano moti-varam a escolha de Fernanda de Bittencourt da Silva pela profissão de nutricionista.





Nascida em Içara, Fer-nanda de Bittencourt da Silva decidiu começar a carreira de nutricionista no próprio município, onde há três meses atende em consultório no centro.
“Pensei que deveria ten-tar primeiro na minha ci-dade. Pois, aqui já conheço as pessoas e é mais fácil me locomover”, observa a jo-vem de 22 anos, que apesar da idade, já acumula expe-riência profissional sólida, o que facilitou a parceria com médicos da região.
“A maioria dos pacientes vêm até mim através de in-dicação do Dr. Rogério da Silva, clínico geral; Dr. Sa-mir Machado Veran, ci-rurgião dentista especia-lista em cirurgia bucal; e o Dr. Sérgio Peruchi, especi-alista em doenças cardio-vasculares. Conheci o Dr. Rogério e me ofereci para trabalhar no consultório. Ele precisava encaminhar pacientes com patologias que necessitavam de trata-mento e avaliação nutricio-nal. Então, firmamos parce-ria”, conta Fernanda. Os profissionais atendem em Içara no mesmo consultó-rio, localizado no Edifício Dona Nena, sala 209.

De acordo com a nutrici-onista, o índice de pessoas que sofrem de hipertensão, diabetes e doenças cardio-vasculares têm aumentado consideravelmente e a ali-mentação adequada é a me-lhor forma de prevenção.
“A boa alimentação não deve ser feita apenas depo-is que a pessoa adquiriu a doença, como tratamento, mas como prevenção. Atra-vés de uma alimentação a-dequada é possível evitar muitos problemas de saú-de. E nem por isso a dieta tem que ser restrita. Ela po-de ser ao mesmo tempo sa-udável e gostosa”, diz.
A rotulagem de alimen-tos é outra atividade de-senvolvida pela profissio-nal. “Os fabricantes de ali-mentos, principalmente os caseiros, me procuram pa-ra fazer a rotulagem nutri-cional dos produtos.
Fernanda formou-se em Nutrição pela Universida-de do Extremo Sul Catari-nense (UNESC), de Crici-úma, em julho de 2010. En-tre as atividades desenvol-vidas durante o curso, foi voluntária por dois anos no projeto Acompanhamento Nutricional a Portadores de DST/AIDS, em Içara.

Fernanda fez ainda está-gios curriculares em Nutri-ção Clínica, no Hospital São José; e na Unidade re-ferencial 24h da Próspera, ambos em Criciúma. Além de monitoria no SESC de Criciúma, com realização de ações comunitárias com o objetivo de instruir a co-munidade a cerca da ali-mentação balanceada.

“Agradeço a todos que estão apoiando e divul-gando meu trabalho. Que-ro promover a alimentação saudável entre os içaren-ses”, completa Fernanda.