terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Obesidade causada por hábitos não por gene

Estudo diz que obesidade de crianças é causada por hábitos de saúde, e não pelos genes

Alunos com sobrepeso passam mais horas em frente à TV ou jogando videogame

Estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, com crianças do sexto ano, revelou que a causa da obesidade está relacionada mais ao estilo de vida do que por fatores genéticos.

Ao analisarem 1.003 estudantes, os pesquisadores concluíram que as crianças obesas eram as que mais consumiam a merenda escolar em vez do almoço, e, em casa, gastavam ao menos duas horas assistindo televisão ou jogando videogame diariamente.

Os resultados compilados pelo Centro Cardiovascular da Universidade de Michigan sugerem, portanto, que são os hábitos alimentares que causam a tendência à obesidade, não fatores hereditários.

Pelo estudo, os pesquisadores descobriram que, pelo menos, 58% das crianças obesas haviam assistido duas horas de televisão no dia anterior, em comparação com 4% das crianças não obesas.

Enquanto, 45% dos alunos obesos sempre comia a merenda escolar, apenas 34% dos estudantes não-obesos faziam uso da mesma refeição, explica o autor do estudo, o cardiologista Kim Eagle, diretor do centro.

Ainda, pelo estudo, um número significativamente menor de crianças obesas participava das aulas de educação física, ou era membro de uma equipe esportiva.

Como os padrões alimentares e de exercício das crianças obesas eram tão diferentes de seus colegas com peso normal, os pesquisadores concluíram que o estilo de vida tem ligação maior com a obesidade do que a genética.

No estudo, ao menos 15% dos estudantes do ensino médio eram obesos, mas quase todos, mesmo acima do peso, ou não, relataram hábitos não saudáveis.

Mais de 30% tinham consumido refrigerante no dia anterior, e menos da metade tinha lembrado de comer duas porções de frutas e legumes nas últimas 24 horas. Apenas um terço dos estudantes disse que se exercitou por 30 minutos durante cinco dias, na semana anterior.

Autor: Redação
Fonte: Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário